Estratégia pedagógica apoiada num caderno digital para fortalecer a educação ambiental dos alunos do quinto ano
DOI:
https://doi.org/10.59722/riic.v1i1.688Palavras-chave:
Estratégia pedagógica, educação ambiental, caderno digitalResumo
O trabalho de investigação surgiu como uma das diferentes soluções alternativas para os problemas ambientais sofridos pela instituição. A investigação foi realizada pela necessidade de sensibilizar os alunos da área de influência, sobre a importância da geração de uma cultura ambiental através de uma estratégia pedagógica apoiada num caderno digital.Devido ao exposto, esta estratégia foi criada com o objetivo de propiciar uma mudança no comportamento dos alunos através da educação em ciências ambientais e com repercussões prospectivas favoráveis na área de influência.
A estratégia pedagógica foi desenvolvida por meio do planejamento e da implementação de atividades num caderno digital para fortalecer a educação ambiental dos alunos, proporcionando um espaço mais atrativo de acesso ao conhecimento, com atividades lúdicas, interativas e inovadoras.Com relação à aplicação do curso “Vamos cuidar do meio ambiente”, apoiado num caderno digital, os alunos demonstraram maior interesse pela educação ambiental, manifestaram mais sensibilidade para administrar corretamente os resíduos sólidos, ficando evidente antes, durante e depois da limpeza da instituição.A implantação do caderno digital serviu como mecanismo de sensibilização para solucionar um problema que causava muito desconforto à comunidade educacional.O uso de ferramentas TIC teve um papel preponderante na formação de competências ambientais, impactando os alunos na geração de resultados positivos, motivando-os para melhorar suas práticas ambientais, reciclando e cuidando do meio ambiente.
Downloads
Referências
Arredondo Velázquez, M., Saldivar Moreno, A., y Limón Aguirre, F. (2018). Estrategias educativas para abordar lo ambiental. Experiencias en escuelas de educación básica en Chiapas.Innovación educativa (México, DF),18(76), 13-37.
Badillo Mendoza, M. E. (2011). Estrategia de comunicación yeducación mediada por TIC para el fomento del desarrollo sostenible en cinco colegios de Palmira.Entramado,7(1), 128-145.
Bindé, J. (2005).Hacia las sociedades del conocimiento: Informe mundial de la UNESCO. Ediciones UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000141908
Borroto, C. R., y Aneiros, R. R. (1992). Investigación-acción. Resumen y revisión de Kemmis S. Action Research,. Escuela Nacional de Salud Pública.Entramado.http://www.sld.cu/galerias/doc/sitios/infodir/39_investigacion_accion.doc
Cabrero, J., y LLorante, M. (2005). Las TIC y la Educación Ambiental.Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa,4(2), 9-26.
Castells, M. (2013).Redes de indignación y esperanza: Los movimientos sociales en la era de internet.https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/72679
Guevara, C. N., y Rodríguez, L. M. (2021).Doctrina económica-financiera y contable: Un reto en la educación infantil | Revista de Ciencias Sociales.https://produccioncientificaluz.org/index.php/rcs/article/view/35307
Hernández Almanza, G. A. (2021). Metodología TIC en la enseñanza de educación ambiental para el desarrollo sostenible.Educación y Ciudad,40, Article 40.https://doi.org/10.36737/01230425.n40.2021.2461
Hernández Sampieri, R., y Mendoza, C. (2018).Metodología de la Investigación. McGraw-Hill.https://issuu.com/omarelkadi/docs/png2pdf
Jérez García, Ó., Rodríguez Domenech, M. A., y Escobar, E. (2014).El itinerario didáctico como recurso educativo para el desarrollo de valores ambientales(pp. 60-73).
Lizcano-Dallos, A. R., Barbosa-Chacón, J. W., y Villamizar-Escobar, J. D. (2019). Aprendizaje colaborativo con apoyo en TIC: Concepto, metodología y recursos.Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación,12(24), Article 24.https://doi.org/10.11144/Javeriana.m12-24.acat
Martínez Migueléz, M. (2006).Ciencia y arte en la metodología cualitativa. Trillas. https://etrillas.mx/libro/ciencia-y-arte-en-la-metodologia-cualitativa_8025
Ministerio de Ambiente y Desarrollo Sostenible. (2022, mayo 17). Hoy no se habla de basura, sino de residuos que son insumos para productos: Minambiente.Ministerio de Ambiente y Desarrollo Sostenible https://www.minambiente.gov.co/hoy-no-se-habla-de-basura-sino-de-residuos-que-son-insumos-para-productos-minambiente
Odero, J. M. (2003).Restituto Sierra Bravo, Tesis doctorales y trabajos de Investigación Científica. Metodología general de suelaboración y documentación,(3; 5 a, Vol. 21). Paraninfo. https://revistas.unav.edu/index.php/scripta-theologica/article/view/20127
Organización de las Naciones Unidas. (2018, octubre 12).Cómo la basura afecta al desarrollo de América Latina | Noticias ONU.https://news.un.org/es/story/2018/10/1443562
Pelekais, C., y Seijo, C. (2015).De la investigación a la acción. Material mimeografiado. Universidad Privada Dr. Rafael Belloso Chacín.https://issuu.com/omarelkadi/docs/png2pdf
Prenky, M. (2011).Enseñar a nativos digitales. Ediciones SM. https://www.casadellibro.com/libro-ensenar-a-nativos-digitales/9788467552287/1942847
Richard, E., y Contreras Zapata, D. (2013). Reflexiones en torno a las Reservas Naturales Urbanas como espacio de diálogo de saberes en la construcción de un ciudadano urbano crítico, responsable y comprometido con la problemática ambiental, la biofilia y la cultura de la contemplación para el buen vivir en Bolivia y Latinoamérica.Revista de Didáctica Ambiental,9, 1-31.
Romera-Blasco, C. M. (2014).Análisis del impacto de las TIC en educación primaria y pautas de intervención para su uso óptimo y eficiente[BachelorThesis, UNIR]. https://reunir.unir.net/handle/123456789/2276
Suárez, E. (2022). Investigación acción: Barrera Morales, M.(2022). CIEA-SYPAL. Revista Realidad Educativa, 2(2), 155-158.
Trejo Castro, J. A., y Marcano, N. (2013). Propuesta de innovación educativa mediante el uso de las TIC para la promoción de valores ambientales en la educación primaria venezolana.Revista de Investigación,37(79), 33-48.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.