Mapa do terreno epistemológico: Dos paradigmas de pesquisa tradicionais às tendências epistemológicas contemporânea

De los paradigmas de investigación tradicionales a las tendencias epistemológicas contemporáneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59722/riic.v1i1.667

Palavras-chave:

Paradigmas de pesquisa, Pesquisa educacional, Paradigmas tradicionais, Paradigmas emergentes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar um panorama geral dos paradigmas de pesquisa tradicionais, destacando os antecedentes e os fundamentos ontológicos, gnoseológicos, epistemológicos e teleológicos de cada um. Sustenta-se que a compreensão desses paradigmas é essencial para uma prática de pesquisa mais informada e contextualizada na educação, capaz de responder eficazmente los desafios e demandas atuais. Discute-se as contribuições e limitações desses paradigmas na pesquisa educativa, propondo considerar tendências epistemológicas mais recentes como a complexidade e a transdisciplinaridade para superar as limitações dos paradigmas tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ardila, R. (2013). El paradigma positivista en la psicología contemporánea. Paidós.

Barrero Espinosa, C., Bohórquez Agudelo, L., y Mejía Pachón, M. P. (2011). La hermenéutica en el desarrollo de la investigación educativa en el siglo XXI. Itinerario Educativo: revista de la Facultad de Educación, 25(57), 101-120.

Carrizo, L., Espina Prieto, M., y Klein, J. T. (2004). Transdisciplinariedad y complejidad en el análisis social -. UNESCO Biblioteca Digital. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000136367

Chajín, M. (2021). La emergencia de un nuevo paradigma epistemológico—YouTube [INDTEC C.A.]. https://www.youtube.com/watch?v=INP7hgtTqtM&ab_channel=INDTECC.A.

Clandinin, D. J., y Connelly, F. M. (2004). Narrative Inquiry: Experience and Story in Qualitative Research.

Covarrubias Villa, F. (2000). Manual de técnicas y procedimientos de investigación social desde la epistemología dialéctica crítica (2 a). Colegio de Investigadores en Educación de Oaxaca. https://dokumen.pub/manual-de-tecnicas-y-procedimientos-de-investigacion-social-desde-la-epistemologia-dialectica-critica.html

de Sousa Santos, B. (2010). Descolonizar el saber, reinventar el poder. Socioeco.org. https://www.socioeco.org/bdf_fiche-document-1954_es.html

Denzin, N. K., y Lincoln, Y. (2012). Manual de investigación cualitativa. Gedisa. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=490631

Dussel, E. (2012). Ética de la Liberación en la Edad de la Globalización y de la Exclusión | Enrique Dussel (7a ed.). Trotta Editorial. http://www.trotta.es/libros/etica-de-la-liberacion-en-la-edad-de-la-globalizacion-y-de-la-exclusion/9788498790900

Fals Borda, O. (2010). Antología Orlando Fals Borda. Universidad Nacional de Colombia.

Foucault, M. (2014). Vigilar y castigar: Nacimiento de la prisión. Siglo XXI Editores México.

Freire, P. (2023). Pedagogía del oprimido. Siglo XXI Editores. https://www.sigloxxieditores.com/libro/pedagogia-del-oprimido_53586/

Gadamer, H.-G. (2014). Arte y verdad de la palabra. Grupo Planeta (GBS).

González, F. (2005). ¿Qué Es Un Paradigma? Análisis Teórico, Conceptual Y Psicolingüístico Del Término. Investigación y Postgrado, 20(1), 13-54.

Guba, E., y Lincoln, Y. (2002). Paradigmas en competencia en la Investigación Cualitativa. En C. Denman y J.A Haro (Comps.) Por los rincones. Antología de métodos cualitativos en la Investigación Social. Publicaciones Sabia, 113-145.

Habermas, J. (2023). Teoría de la acción comunicativa: I. Racionalidad de la acción y racionalización social. II. Crítica de la razón funcionalista. Trotta.

Hammersley, M. (2011). Metodología de la investigación social: Estrategias y tácticas. Morata.

Harvey, D. (2018). Justicia, naturaleza y la geografía de la diferencia. Traficantes de sueños.

Kuhn, T. S. (2013). La estructura de las revoluciones científicas (4a ed.). Fondo de Cultura Económica. https://www.fondodeculturaeconomica.com/Ficha/9786071608253/F

Lyotard, J.-F. (1999). La condición postmoderna. Altaya. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=197639

Marcuse, H. (2016). El hombre unidimensional—Herbert Marcuse. Austral Editorial. https://www.planetadelibros.com/libro-el-hombre-unidimensional/209288

Martínez Godínez, V. L. (2013). Paradigmas de investigación. Manual multimedia para el desarrollo de trabajos de investigación. Una investigación desde la epistemología dialéctico-crítica. http://148.202.167.116:8080/xmlui/handle/123456789/3790

Martínez Miguélez, M. (2004). Ciencia y arte en la metodología cualitativa. Trillas.

Martínez Migueléz, M. (2007). Conceptualización de la transdisciplinariedad. Polis. Revista Latinoamericana, 16, Article 16. https://journals.openedition.org/polis/4623?lang=en

Mignolo, W. (2010). Desobediencia epistémica: Retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Ediciones del Signo.

Morin, E. (2000). La mente bien ordenada: Repensar la reforma. Reformar el pensamiento (M. J. B.-D. Montesinos, Trad.). Seix Barral.

Morin, E. (2009). Introduccion al pensamiento complejo. Gedisa. https://www.casadellibro.com/libro-introduccion-al-pensamiento-complejo/9788474325188/394381

Nicolescu, B. (1999). La Transdisciplinariedad Manifiesto. Jorale Ediciones.

Quijano, A. (2020). Cuestiones y horizontes: De la dependencia histórico-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder. CLACSO. https://doi.org/10.2307/j.ctv1gm019g

Ricoeur. (1976). El conflicto de las interpretaciones. Fondo de Cultura Económica. https://fce.com.ar/tienda/filosofia/el-conflicto-de-las-interpretaciones/

Vélez Jiménez, D., y Calderón Gaytán, R. (2018). Fundamentos gnoseo-epistemológicos de la investigación en Ciencias Sociales: Transición hacia el paradigma emergente. Editorial Laripse

Publicado

2024-01-29

Como Citar

Romo Cabrera, A., & Castañeda , M. E. (2024). Mapa do terreno epistemológico: Dos paradigmas de pesquisa tradicionais às tendências epistemológicas contemporânea: De los paradigmas de investigación tradicionales a las tendencias epistemológicas contemporáneas. Revista Iberoamericana De Innovación Científica JA TUAIDA, 1(1), 25–48. https://doi.org/10.59722/riic.v1i1.667